Correio Popular Notícia



Audiência discutirá implantação da ZPE em Ji-Paraná

Data da notícia: 14/10/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111015b.jpg[/IMG] O prefeito de Ji-Paraná em exercício, Zé Otônio (PSDB) e o Presidente da Câmara de Municipal, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) estiveram reunidos ontem (14) discutindo formas de agilizar a implantação em Ji-Paraná da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
A intenção de Zé Otônio e Nilton Cezar é a realização de uma Audiência Pública com representantes do Governo do Estado, Fiero, Acijip, CDL, membros da Bancada Federal e Estadual para agilizar o processo de efetivação da ZPE na cidade. A discussão do assunto em uma audiência pública irá estabelecer um grupo de trabalho e um cronograma de ações para viabilizar em menor tempo a ZPE ji-paranaense.
As ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas localizadas nestes distritos operam com suspensão de impostos e liberdade cambial (não sendo obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações).
Uma ZPE funciona com espaço físico destinado à instalação de empresas voltadas a produção de bens, comercializados no mercado exterior e nacional. Sendo 80% dos produtos comercializados para exportação e 20% para o mercado nacional. Essas empresas, após instaladas, gozam de benefícios fiscais, aduaneiros e cambiais, contribuindo para a redução dos desequilíbrios sociais, com a geração de emprego e renda nos municípios em que estão instaladas.

ESTRATÉGIAS - O fato é que a cidade de Ji-Paraná reúne inúmeras condições de abrigar uma ZPE, por ser o centro econômico do Estado de Rondônia, facilitando toda a logística para abastecer o mercado interno brasileiro e internacional, com foco regional voltados aos Estados do Acre e Mato Grosso e no mercado externo para os países andinos como a Bolívia e o Peru. Além de ter uma forte vocação para agricultura e pecuária, o que favorece a industrialização de produtos advindos do agronegócio e outras potencialidades regionais.
Outro beneficio é que uma ZPE atrai também investimentos estrangeiros para empresas nacionais e aumenta a competitividade dos produtos brasileiros, colocando o país em condições de igualdade com outros países no mercado exterior.
Para o prefeito Zé Otônio, a implantação da ZPE no município será oportuna, para o processo de industrialização da cidade, para manutenção do ritmo de crescimento econômico de Ji-Paraná, e principalmente pela geração de inúmeros novos empregos o que fomentará ainda mais o comércio local.
Nilton Cezar lembrou que outras Zonas de Processamento estão para ser implantadas no Estado e que a mobilização em prol da ZPE ji-paranaense é importante para que Ji-Paraná saia na frente. A Audiência pública deverá ser agendada para o inicio do próximo mês, na Câmara de Vereadores.

Fonte:






Noticia vista 1882 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.